quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Dicas - Câmera no Xiaomi Redmi 2


Confira essas Dicas para vocês capturarem um ótima foto!

Galerinha! Criei a sessão “Fica a dica” para que eu pudesse compartilhar dicas sobre os aplicativos existentes no MIUI, assim garantindo acesso á informação para que vocês consigam tirar o melhor do smartphone de vocês. Legal, né?
Sabemos que todo mundo aqui adora tirar fotos, certo? Talvez não uma selfie, mas aquela flor bonita, aquela paisagem, aquele pôr do sol e etc, mas do que adianta querer e não saber usar a ferramenta que tem em mãos? Essa postagem inicialmente pode parecer leiga, mas muitas pessoas realmente desconhecem as funcionalidades apresentadas, é recomendável ler até o final.
- Palavras do Autor
Aviso: A câmera frontal contém apenas modo Beautiful, Timer e acesso aos filtros.
Então, como vemos na imagem ao lado, essa é a câmera do MIUI 6 no Redmi2 (versão 6.7.10), a bolinha que aparece ao tocar na tela é o foco, você só toca onde quer focar e pronto! A roletinha que existe ali serve para colocar ou retirar luz de onde estás focando, é bem útil quando o lugar é muito escuro ou muito claro, vocês podem ver que no centro tem um desenho de câmera, é um atalho para tirar uma foto.
Agora nessa barrinha a baixo temos, respectivamente:
  • Ativação/Desativação/Automático do Flash – Aquela luz que cega qualquer mas ilumina a foto naquela escuridão.
  • Ativação/Desativação do HDR – O HDR (High Dynamic Range) ele é um algoritmo – passo-a-passo de um programa, é complexo por isso demora um pouco – que tira três fotos com exposições diferentes e roda para aumentar o alcance dinâmico, melhorando os detalhes da imagem final. É recomendado em paisagens, locais onde há muitos detalhes e eles não ficam bem marcados na foto comum, lugares em que um lado fica mais escuro que o outro e etc. Tome cuidado para não tremer a foto.
  • Troca de câmera – ATALHO:  Se você arrastar um dedo para baixo ou para cima, dará o mesmo efeito.
 VAMOS IMERGIR NAS OUTRAS FUNCIONALIDADES!
Ao tocar e puxar da direita para esquerda, vemos uma coleção de filtros (traseira e frontal):
Mono: Deixa a imagem em Preto e Branco.

Vívido: Ele intensifica as cores da imagem.

Antigo: Este é o clássico efeito Sépia de fotos BEM antigas.

Desfoque: Desfoca o contorno da imagem e mantém o centro do 

quadrado personalizável bem nítido – nota: há um delay/atraso na imagem.

Olho de peixe: Efeito côncavo, dando um zoom no centro da imagem.

Mosaico: pixeliza – deixa cheia de quadradinhos – a imagem.

Amanhecer: Tonaliza a imagem para um tom de rosa bem suave e claro.

Japonês: Tonaliza a imagem para um tom de lilás.

Outono: Tonaliza a imagem para um tom de marrom meio avermelhado bem suave e claro.

Índigo: Tonaliza a imagem para um tom de azul esverdeado (Ou, é verde azulado? Perdoem meu daltonismo, acontece.)

Normal: Imagem pura da câmera.

Espelho: Duplica o lado esquerdo da imagem, fazendo com que o lado direito seja o espelho dele.
Ao tocar e puxar da esquerda para a direita, vemos os modos da câmera:

Panorama: Este modo faz com que gere uma imagem grande o suficiente para pegar a sua volta inteira, veja este exemplo a baixo (clique na foto para ver em melhor resolução).  NUNCA VIRE RÁPIDO A CÂMERA, ESSA AÇÃO BORRA A IMAGEM QUE O MODO PANORAMA ESTÁ MONTANDO.


  • Timer: Na opção áudio você coloca oScreenshot_2015-09-18-20-57-09_1442621165402smartphone em algum lugar – dependendo da distância – você grita ou fala, ele dará três segundos e tirará a foto! Tem também as opções de 3s, 5s e 10s (você clica para tirar foto e ele fará a contagem). Presente na câmera frontal também.

Manual: O modo manual é dividido em duas partes, brilho e ISO. O brilho como podemos ver ao lado é composto com equilibradores do balanço de branco de determinado ambiente. Nós podemos selecioná-lo manualmente ou deixá-lo em automático. Recomendo vocês darem uma olhada nesses, um por um para verem os efeitos na imagem, afinal, a iluminação do ambiente em que estou éScreenshot_2015-09-18-21-09-44_1442621562738_1442621758120 diferente de onde você está. Em relação a ISO, tem as possibilidades ISO 100, ISO 200, ISO 400 e a ISO 800. A ISO é a sensibilidade à luz do sensor da câmera. Em um ambiente com boa iluminação
usando uma ISO baixa que é menos sensível a luz, a imagem ficará melhor contornada ao contrário de uma ISO alta que deixará pequenos ruídos na foto. Em um ambiente fechado e/ou com uma péssima iluminação, a ISO alta é a melhor opção, pois poderá tirar uma boa imagem, apesar de ficar um pouco granulada. Mas lembrem-se uma ISO baixa fica com o obturador aberto por mais tempo, por isso há maior chance de sair tremida. Eu fiz um teste usando a ISO 800 e as granulações não foram tão incômodas, ou seja, não acredito que seja um problema, porém isso varia de uma pessoa para a outra, portanto, é bom que você faça testes para ver se o resultado em determinados ambientes te agrada.
Beautiful: Este modo é o mesmo presente na câmera frontal no lugar do botão do flash. Ele é um algoritmo – passo-a-passo de um programa – que ao fazer reconhecimento facial te dá uma idade – por exemplo, 23 –  e te encaixa em determinado pacote – por exemplo, de 20 á 30 anos –  e aplica um efeito suavizador pré-definido por este pacote que embeleza a sua selfie , a intensidade do modo podem ser modificadas manualmente.
HHT: Este modo é muito interessante e poucos sabem a função dele. Vamos visualizar dessa forma: Você está em um ambiente mal iluminado ou bem escuro e aí vai tirar uma foto e ela fica toda granulada. Ou melhor, faltou luz na sua casa, achou lindo a luz da vela que acenderam pra você, só que ao tirar foto a imagem ficou toda ruidosa. Esse modo limpa a imagem, retirando qualquer ruído que atrapalhe ela, ele demora quase o mesmo tempo que o HDR, pois é um passo-a-passo complexo também. Veja as fotos do meu quarto desarrumado abaixo, normal, HDR e HHT respectivamente: (Cliquem nas fotos para ver em melhor resolução)

O ÚLTIMO E NÃO MENOS IMPORTANTE:

Modo de cena
: São funções pré-definidas que são específicas para melhorar a qualidade da foto em determinadas situações. Vejamos a seguir uma por uma.

  • Então, começaremos pelo Retrato, ele faz o reconhecimento facial e aumenta a abertura da lente fazendo com que o foco fique centrado na pessoa.
  • Por sua vez, a Paisagem é o contrário do Retrato, ele diminui a abertura da lente para que consiga pegar com maior nitidez a imagem do fundo, deixando o objeto da frente um pouco desfocado.
  • O modo de cena Esportes é usado para capturar movimentos rápidos, imagine que você está assistindo uma corrida ao vivo e você quer tirar foto de alguém correndo, a imagem costuma ficar borrada, correto? Então, esse modo é configurado para obturação rápida facilitando a câmera de pegar um movimento rápido nitidamente.
  • O próximo é o Cena Noturna, ele tira foto de uma cena escura sem causar ruídos por iluminação digital, ou seja, tira foto da cena mal iluminada que está longe, mantendo a característica mal iluminada dela.
  • Retrato Noturno é um pouco semelhante ao Retrato e ele ativa obrigatoriamente o flash. A função dele é tirar um retrato em que a pessoa apareça bem nítida, porém sem comprometer o cenário escuro ou mal iluminado atrás dela. Usemos este exemplo: Você vai tirar foto na sacada do hotel com a vista de uma cidade grande á noite, que aliás, é bem mal iluminada, se for tirar com o flash em configuração normal, o ambiente ficará todo ruidoso e a essência dela será perdida, logo, é conveniente usar o modo de cena Retrato Noturno.
  • O modo de cena Praia dá vantagem para a cena valorizando as cores, isto é, deixa todas cores bem vivas mesmo sob a luz do sol. Ele deixará o céu mais azul, melhorando o contraste entre o céu e as coisas , deixará as pessoas com tons mais vivos também. Tanto este modo como o modo de cena Neve são exemplos de complexidade da exposição à luz em uma foto.
  • O modo de cena Neve por sua vez, garante que ambientes muito claros mantenham sua essência clara sem perder os detalhes. Veja desta forma: Você viajou para Bariloche, assim que chegou lá foi correndo tirar foto daquela montanha enorme com aquele degradê de branco para cinza claro, mas a foto ficou com umas cores fortes e  um pouco desfocada, este modo ajudará a equilibrar e evitar essa situação.
  • E aí você está sentado na praia vendo o Pôr do Sol e vai tirar foto, a imagem fica bem comum com o balanço de branco no padrão, quase nem parece um pôr do sol. O modo de cena Pôr do Sol serve para alaranjar/amarelar um pouco a imagem garantindo assim maior fidelidade à realidade.
  • Chegou o fim do ano e veio aquela comemoração de Fogos de artifício na praia, mas a foto nunca fica boa, fica toda granulada, branca e borrada. O modo de cena Fogos de artifício deixa o obturador aberto por mais tempo, isto é, ele pega melhor a imagem, garantindo a nitidez do movimento dos fogos e o balanço de branco usado equilibra a cor dos fogos, diminuindo os ruídos.
  • E por último, o modo de cena Flores é o clássico “macro”, ele serve especialmente para focar bem de perto, perfeito para tirar fotos de olhos, flores, insetos e coisas pequenas. O modo automático é bem limitado para fotos de perto, portanto a utilização deste modo para coisas pequenas é essencial. O foco automático é lento neste modo, se por algum motivo não focar em um objeto pequeno, afaste um pouco. O mínimo de distância que a câmera do RedMi2 deve manter do motivo é de 4 ou 5 centímetros.
OBSERVAÇÕES: Os modos de cena Cena noturna, Retrato noturno, Fogos de artifícios e Flores são bem sensíveis, cuidado para não tremer a foto.
Estou acompanhando a dúvida de vocês! Vi que há uma pequena dificuldade com as configurações da câmera, imagem ruim no modo automático e etc, isso será tema de postagem no quadro de dúvidas, certo?
E aí, galera? Isso foi útil para vocês? Comentem aí!
Fonte:MIUI ROM


5 comentários:

  1. Cara parabéns pelo post, pra ficar melhor só falta aparecer as imagens que estão todas com erros, mais mesmo assim ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Ele tira foto com toque em qq lugar na tela?

    ResponderExcluir
  3. Depois da atualização para mi 8, meu redmi 2 não tem mais a opção desfoque , alguém sabe como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use o modo retrato. Se tiver root, dá pra baixar o miui tools e ativar o tilt-shift

      Excluir
  4. Gostaria de saber das outras configurações, como antibanding, autoexposição, etc.

    ResponderExcluir